quarta-feira, 6 de abril de 2011

New Deal.


O New Deal, ou novo acordo em português, foi o nome dado á série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo de Franklin Delano Roosevelt, e como principais objetivos recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir aos prejudicados pela Grande Depressão. O nome dessa série de programas foi inspirado no Square Deal, nome dado pelo anterior Presidente Theodore Roosevelt á sua política econômica. Também foi criado para:
-O investimento maciço em obras públicas: o governo investiu US$ 4 bilhões na construção de usinas hidrelétricas, barragens, pontes, hospitais, escolas, aeroportos etc. Tudo isso gerou milhões de novos empregos.
- A destruição dos estoques de gêneros agrícolas, como algodão, trigo e milho, a fim de conter a queda de seus preços.
- O controle sobre os preços e a produção, para evitar a superprodução na agricultura e na indústria.
- A diminuição da jornada de trabalho, com o objetivo de abrir novos postos. Além disso, fixou-se o salário mínimo, criaram-se o seguro-desemprego e o seguro-velhice (para os maiores de 65 anos).
Tudo isso foi criado para conter uma grande quantidade de manifestações que estavam ocorrendo por causa da insatisfação popular com a situação de recessão. Com o New Deal Henry Ford foi um grande exemplo de iniciativa privada, ele reduziu a jornada de trabalho para oito horas ao dia, fato que aumentou os postos de trabalho, pois era necessário de novos operários para a formação de outros turnos.


Daniel Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário