domingo, 27 de março de 2011

Resumo sobre 1ª Guerra

Principais causas: A disputa colonial: buscando novos mercados para a venda de seus produtos, os países industrializados entravam em choque pela conquista de colônias na África e na Ásia.
A concorrência econômica: cada um dos grandes países industrializados dificultara a expansão econômica do país concorrente. Essa briga econômica foi especialmente intensa entre Inglaterra e Alemanha.
A disputa nacionalista: em diversas regiões da Europa surgiram movimentos nacionalistas que pretendiam agrupar sob um mesmo Estado os povos de raízes culturais semelhantes. O nacionalismo exaltado provocava um desejo de expansão territorial.
Na época da guerra a Europa estava passando por varias crises econômicas e muitos conflitos. Mas na verdade o “ponto de explosão” da grande guerra foi o assassinato do príncipe Francisco Ferdinando durante uma visita a Saravejo. O império não gostou das decisões tomadas pelo governo em reação ao crime. E no dia 28 de julho de 1914 declarou guerra a sérvia.
Os soldados lutavam por vários dias para avançar territórios. Com toda a certeza não era como hoje, ou seja, armas de repetição de grande poder de destruição, por isso eles demoravam tanto para ganhar alguma vantagem sobre os adversários, portanto as tropas mais avançadas (Bélicas) tinham tanques e aviões o que era muito importante, afinal eles usavam isso contra homens .As mulheres trabalhavam nas fabricas de armas e munições enquanto os homens guerreavam. O fim da guerra ocorreu em 1917 com entrado dos EUA em apoio a Tríplice Entente no conflito, obrigando a Tríplice Aliança assinarem a rendição. Como eles declaravam a Alemanha como a principal causadora da guerra, foi obrigada a pagar por todos os prejuízos da guerra inclusive nos setores políticos e econômicos. Isso causou uma grande intriga que mais tarde causou a Segunda Guerra Mundial.

Daniel Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário