sábado, 26 de fevereiro de 2011

Campos Salles

Campos Salles foi um advogado e político brasileiro, começou na carreira política como deputado provincial de 1.867 a 1.871 . Renunciou ao cargo para se tornar governador do estado de São Paulo . No ano de 1.898 foi eleito a presidente da república e assumiu a presidência em 1.999, substituindo Prudente de Morais.
Bacharel em direito, Campos Salles ingressou logo após se formar no Partido Liberal, a seguir participou da criação do partido Republicano Paulista, em 1.873.
Desenvolveu a política do café com leite, através da qual tentou obter o apoio do Congresso . Na economia, Campos Salles decidiu que a resolução do problema da dívida externa era o 1° passo a ser tomado. A política do café com leite foi um acordo entre as oligarquias estaduais, o nome desse acordo era uma alusão à economia de São Paulo e Minas Gerais, grandes produtores de café e leite . Além disso, eram estados populosos, fortes politicamente e berços de duas das principais legendas republicanas o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro.



Rafaela C. Batista

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aula de 16/02/2011.Professor Paulo Henrique

A república foi proclamada no dia 15/11/1888, Marechal assumiu e fez uma assembléia constituinte. O afastamento da igreja, exército e a abolição da escravidão foram motivos para a república ser proclamada. A primeira república foi seguida entre os anos de 1889 a 1930. A fase inicial do governo provisório, ou seja, o primeiro governo foi comandado por Marechal Deodoro da Fonseca. O governo provisório durou até seguir um congresso constituinte, que em 1891 já estava valendo, e com três poderes: O executivo, legislativo e judiciário. Nesta época o Brasil passava por uma crise devido à política de encilhamento que era uma política voltada para a especulação bolsista, baseia-se então em ações e títulos. Essa política foi lançada pelo ministro da fazenda Rui Barbosa, para que a moeda circulasse mais no Brasil, ou seja, uma reforma financeira, para evitar a inflação. Depois de Deodoro da Fonseca, Marechal Floriano Peixoto assumiu a presidência. Ele era um militar conhecido também como Marechal de Ferro, pois em seu governo a espada era a lei. Durante seu governo também ocorreram duas revoluções. A revolução Federalista (1893 – 1895) e a Revolta da Armada (1893 – 1894).


Daniel Henrique dos Santos